Cursos profissionalizantes: vantagens

Postado em 30/12/2016

Cursos profissionalizantes: vantagens

Devido à carência de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, muitas instituições têm oferecido cursos profissionalizantes que tem como objetivo qualificar e capacitar pessoas para suprirem demandas exigidas por empresas e indústrias espalhadas por todo o país.

Os cursos profissionalizantes são uns dos que mais cresceram nos últimos anos e têm alcançado pessoas de várias idades e classes sociais. Mas qual é a vantagem de se fazer um curso profissionalizante?


A vantagem de se fazer esse tipo de curso é que em pouco tempo o aluno estará apto para ingressar no mercado de trabalho, o tempo de duração de um curso técnico é em média de dois anos, além de o tempo ser menor, o estudante tem mais facilidade de conseguir um estágio em sua área. Já os cursos de graduação são mais longos e dependendo do curso, o aluno leva cerca de quatro a oito anos para receber seu certificado de formação.

Nos cursos profissionalizantes os preços são mais acessíveis, o que desperta ainda mais a vontade do interessado e dependendo como for, a mensalidade pode ser de 40 a 60% mais barato em relação aos cursos de graduação. Outro fator importante que estimula o interesse pelos cursos técnicos é a possibilidade que o estudante tem de fazê-lo gratuitamente, esse projeto é uma parceria entre governo federal, instituições profissionalizantes e escolas do país.

Um fator que talvez possa ser considerado como negativo, é que os cursos profissionalizantes visa apenas uma área específica, diferentemente dos cursos de graduação que após o período de formação, o aluno poderá realizar uma pós-graduação (especialização), o que o possibilita de atuar em diversas áreas do mercado de trabalho.

Tipos de cursos técnicos profissionalizantes
• Técnico de enfermagem;
• Manutenção de alimentos;
• Técnico em computação;
• Técnico de segurança no trabalho;
• Mecânica;
• Técnico de açúcar e álcool;
• Biocombustíveis;
• Técnico celulose e papel;
• Artes visuais;
• Composição e arranjo;
• Design de joias;
• Técnico em apicultura.

Fora os cursos citados na relação acima, existem uma infinidade de outros cursos que você pode estar fazendo, principalmente para quem não tem tempo a perder e necessita ser um profissional reconhecido no mercado de trabalho. Procure uma instituição de cursos profissionalizante mais próximo de sua casa e faça já o seu. 
 

Outras Notícias

 

Descubra quais os cursos técnicos mais valorizados
Postado em 06/01/2017

Uma pesquisa da Consultoria ManpowerGroup concluiu que os cargos técnicos e de profissionais com habilidades técnicas específicas são os postos que as empresas mais têm dificuldades para preencher hoje no Brasil.

A qualificação técn...
leia mais »

Cursos Técnicos ou Cursos Profissionalizantes?
Postado em 23/12/2016

Olá leitores do Canal do Ensino!

Os cursos técnicos e os cursos profissionalizantes, apesar de terem propósitos parecidos, não podem ser confundidos. Algumas diferenças s&ati...
leia mais »

Técnico ou tecnólogo: qual a melhor opção?
Postado em 16/12/2016

Você já deve ter ouvido falar em “apagão de mão-de-obra” em diversos setores da economia brasileira, desde a Tecnologia da Informação (TI) até a Indústria Petrolífera. Também já deve ter ouvido que alguns curs...
leia mais »